Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» História
INFORMAÇÃO SUMÁRIA
 

Padroeira: Santa Cristina. 

Habitantes: 263 habitantes (I.N.E.2011) e 281 eleitores em 05-06-2011.

Sectores laborais: Pequeno comércio, agricultura e pecuária.

Tradições festivas: Santo António e Senhora da Ajuda.

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, capelas da Senhora da Ajuda e S. José, cruzeiros e Rio Coura.

Gastronomia: Enchidos de porco.

Artesanato: Tecelagem.

 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

 

Estendendo-se por cerca de 487 ha, Mentrestido é uma freguesia muito antiga, onde o homem deixou as suas marcas através de vestígios castrejos, e outros testemunhos registados em documentos. Pertencente ao Concelho de Vila Nova de Cerveira, a Freguesia de Mentrestido, dista da Vila, da sede do Concelho, cerca de 12 Km. desfruta de boas acessibilidades, com destaque para a A3 Porto/Valença que está a cerca de 3 Km. Os seus limites estão estabelecido da seguinte forma: a Norte a Freguesia de Sapardos, a Sul  a Freguesia de Covas, a Nascente a Freguesia de Coura (do Concelho de Paredes de Coura) e a Poente as Freguesias de Gondar e novamente Covas, ambas, tal como  Sapardos, do Concelho de Vila Nova de Cerveira.

 

RESENHA HISTÓRICA

 
No livro "Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo" pode ler-se o seguinte: «Em 1258, é citada na lista das igrejas do bispado de Tui, situadas no território de Entre Lima e Minho, que foi elaborada por ocasião das Inquirições desse ano. Em 1320, no catálogo das igrejas pertencentes ao bispado de Tui no território de Entre Lima e Minho, Santa Cristina de Mentrestido foi taxada em 30 libras.
Quando, em princípios do século XVI, as freguesias de Entre Lima e Minho, da comarca eclesiástica de Valença foram incorporadas na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa mandou avaliá-las. O seu rendimento foi calculado em 126 réis e meio. Enquadrava-se na Terra de Vila Nova.
Em 1546, na avaliação das mesmas freguesias de Entre Lima e Minho, mandada elaborar pelo arcebispo primaz D. Manuel de Sousa, Santa Cristina de Mentrestido rendia 26 mil réis.
O Censnal de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580, que o Padre Avelino J. da Costa analisou para a elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere que Santa Cristina de Mentrestido era anexa "in perpetuum" a Santa Maria da Cunha, da Terra de Coura. Anotou-se, porém, neste mesmo documento que, segundo afirmava o vigário desta igreja, António Francisco, só a metade com cura era anexa daquela igreja de Coura, sendo a outra metade sem cura da colação do papa. Posteriormente o direito passou para António Pereira, filho de Inês Pimenta e antes dele Lourenço Pereira.
Em termos administrativos fez parte, em 1839, da comarca de Monção e, em 1852, da de Valença. Anexada em 1895, pelo decreto de 12 de Julho, a este concelho, voltou a pertencer a Vila Nova de Cerveira com a sua restauração em 1898, feita por força do decreto de 13 de Janeiro deste ano».
 
Fonte consultada: Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo.
Magusto...
2015-10-14 23:41:00 No próximo domingo, dia 18 de Outubro à tarde, a comissão de festas em honra de nossa Senhora da Ajuda 2016 proporcionará a toda a população, no recinto da capela da Senhora da Ajuda um magusto para angariação de fundos para a festa. Apareça!!
6º Aniversário Casa Cer...
2015-10-14 23:39:00 6º Aniversário casa Cerveirense. 8 de Novembro. Podem inscrever-se na junta de freguesia
Resultados eleições leg...
2015-10-08 00:06:00 No passado domingo, dia de eleições a abstenção foi grande. Apresentamos os resultados obtidos na nossa freguesia.
Tempo Viana do Castelo